Implante Dói?

Implante Dói?

Esta é uma pergunta que ouço frequentemente aqui no consultório. Muitos pacientes tem medo de ir ao dentista ainda mais se for para fazer uma cirurgia. o que alguns pacientes não entendem, é quanto mais adiar a ida ao dentista pior ficará. no caso da perda de um dente A melhor solução é um implante dentário e quanto mais adiar a instalação, poderá ocorrer problemas como a perda de osso na região e também de gengiva, levando a necessidade de enxertos. Muitos enxertos poderiam ter sidos evitados se os pacientes soubessem da importância de realizar o implante dentário o quanto antes possível. Pode acontecer também a movimentação dos dentes ao redor na falha o que leva alteração da mordida e prejuízos na mastigação podendo levar a ter dores de cabeça, no ouvido e na articulação da mandíbula. E até mesmo a necessidade de uso de aparelho ortodôntico para voltar os dentes que se movimentaram para a posição correta.
Realizar implante dentário não dói, muitas pessoas ficam receosas quando ouvem falar que terá que furar o osso, mas na verdade o osso não tem nervo e não dói. A necessidade da anestesia é para os tecidos ao redor. A instalação de um implante dentário é muito menos traumática do que a extração de um dente.
Hoje com as técnicas atuais e as novas tecnologias tornou-se muito mais seguro e mais rápido a instalação de implantes. A cirurgia de único implante em osso saudável pode levar algo entorno de apenas 30 minutos.
Os cuidados para a cirurgia se iniciam no pré operatório onde o paciente pode fazer uso de alguns medicamentos para diminuir a sensibilidade a dor. Se o paciente for muito ansioso podemos usar o recurso na sedação que poderá ser feita por medicamentos ou endovenosa acompanhada por um médico, desta forma muitas vezes o paciente chega a dormir durante o tempo da cirurgia. Durante a cirurgia utilizamos anestésicos modernos que promovem anestesia profunda duradora, isto, associado a técnicas cirúrgicas minimamente invasivas como o ALL ON FOUR, que evita a necessidade de enxertos. Imediatamente após a cirurgia, o paciente recebe analgésico ainda no consultório, antes do efeito da anestesia passar, procurando assim evitar que sinta dor. No pós-operatório o paciente deverá seguir as recomendações passadas pelo cirurgião dentista além de seguir tomando os medicamentos indicados de forma correta. A união de todos esses fatores é que permite ao paciente realizar a cirurgia com o mínimo de desconforto possível.
Os benefícios da realização do tratamento com implantes dentários para o paciente são inúmeros: melhora e manutenção da estética, melhora da função mastigatória, evita a perda óssea, garante segurança para mastigar, sorrir sem ter uma protese solta na boca, devolve a força na mastigação semelhante aos dentes naturais e acima de tudo devolve a auto estima e a qualidade de vida que tinha sido perdida pela ausência dos dentes.
Muito mais do que só a questão estética, o tratamento com implantes dentários garante a reabilitação e manutenção da nossa saúde física geral: uma boa mastigação leva a uma boa digestão, favorecendo nosso sistema digestivo e melhorando nossa absorção de nutrientes dos alimentos. A manutenção dos ossos da face evitando uma aparecia de envelhecimento precoce por ausência dentária. E a manutenção da nossa saúde psicológica, por aumentar nossa auto estima e permitir aproveitar a vida com segurança, alegria e naturalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *