É comum as pessoas associarem a dor de cabeça a problemas como estresse, ansiedade, insônia, entre outros. De fato, eles podem causar a cefaleia tensional. Mas, existe uma outra causa (que pode ser a sua) e que pouca gente conhece: problemas em região orofacial. Sim, existem muitos problemas em estruturas nessa região que podem ter, como consequência, a dor de cabeça.
Alguns problemas são bem comuns e você pode tê-los. Veja abaixo os principais e como resolvê-los!
DTM (Disfunção Temporomandibular)
A DTM se desenvolve por problemas na região da ATM (Articulação Temporomandibular), músculos da mastigação e estruturas vizinhas . São mais de 2 milhões de casos por ano só no Brasil, ou seja, é uma situação mais comum do que você imagina.
O fato é que, o nervo trigêmeo que inerva essas estruturas possui função mista (de sensibilidade e movimento ), envia e recebe informações de todas essas regiões e envia-as para o cérebro. Dessa forma, quando há uma inflamação ou DTM na região, essa mensagem é enviada para o cérebro, os receptores de dor são ativados e a dor de cabeça persiste. A dor pode ser caracterizada por uma sensação de aperto, podendo melhorar caso a pessoa consiga relaxar um pouco mais.
Além disso, a DTM pode não só causar a dor de cabeça, como também poderá intensificá-la e, inclusive, ser gatilho para outros tipos de dores de cabeça, como a enxaqueca.
Outras dores que podem aparecer são dores na face, dor de ouvido e também dificuldades para abrir e/ou fechar a boca, ou mesmo para mastigar, por exemplo.
10% das pessoas que tem dor de cabeça frequente tem DTM. E não têm consciência desse problema. Portanto, não buscam o tratamento adequado com um dentista especializado em dor orofacial. Geralmente, esse paciente já passou por outros profissionais de saúde por não relacionar a dor de cabeça a problemas orofaciais. Ele pode pensar “como uma dor na região da ATM pode causar uma dor em outra parte do corpo, como uma dor de cabeça ?”. Esse tipo de dor é o que os profissionais de saúde chamam de dor referida.
Bruxismo de vigília
Você já tomou vários remédios e a dor de cabeça não passa, ou então, alivia um pouco, mas volta com tudo. Essa dor é insistente e está prejudicando a sua vida pessoal e profissional. A solução é ir em um dentista capacitado a identificá-la, pois a causa pode ser o bruxismo de vigília.
O bruxismo de vigília é caracterizado pelo ranger e pelo apertar dos dentes que ocorre durante todo o dia. O bruxismo de vigília pode ser a causa da sua dor de cabeça insistente. Para tratar a causa do problema e, acabar com a dor de cabeça originada por ela de uma vez por todas, você deve buscar o profissional indicado que, nesse caso, é o dentista especializado em dor orofacial. Este profissional, através de avaliação clínica adequada, poderá dar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Fonte: Liva