Como nosso objetivo é ajudar os nossos pacientes a perceberem comportamentos como: encostar ou apertar os dentes em momentos que deveriam estar afastados ou contraindo os músculos da face e do pescoço, precisamos do auxílio de um exame que nos ajude a detectar esta situação.
A eletromiografia é o único exame capaz de detectar o bruxismo de vigília. Um exame simples, indolor e não invasivo, realizado por um especialista em dor orofacial.
Sem esse exame, ficaria praticamente impossível fechar um diagnóstico assertivo e muitas vezes esta demora é a causa da cronificação das dores e de mais sofrimento.
Através do uso de sensores ou eletrodos, conseguimos monitorar em tempo real a atividade elétrica dos músculos que se pretende analisar. Esses sensores são colados nos músculos da face do paciente e transformam as contrações musculares em um gráfico facilmente interpretado.
Assim, cada vez que o paciente realizar uma contração muscular, por mais tênue que for, um pico de tensão aparecerá no gráfico.
O controle do bruxismo de vigília é de fundamental importância para controlar as dores da face e da cabeça e a Eletromiografia é essencial para atingir os melhores resultados.
Quer saber mais sobre esse exame?
Entre em contato conosco!